quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Pela (luta contra a) SIDA
Está aí a chegar Dezembro... e sábado é o Dia Mundial da Luta contra a SIDA.
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
domingo, 25 de novembro de 2007
Avaliações de Novembro...
Falando de chuva... ficou na História:

"Nunca choveu tanto como em 1967"
Torrentes de água deixaram submersa a Grande Lisboa Cinco horas de chuvas torrenciais mergulharam a Grande Lisboa na maior inundação que a região alguma vez conheceu. Faz hoje 40 anos que as cheias de 1967 provocaram mais de 700 mortos e cerca de 1100 desalojados em Lisboa, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Alenquer. A enxurrada matou famílias inteiras, arrastou carros, árvores e animais e destruiu pontes, estradas e casas.
A chuva atingiu entre as 19.00 e a meia- -noite do dia 25 de Novembro as zonas baixas dos quatro concelhos da Grande Lisboa, mas só na manhã seguinte é que os portugueses se depararam com a verdadeira dimensão da tragédia. Urmeira, Póvoa de Santo Adrião, Frielas - povoações da bacia do rio Trancão-, e a Quinta dos Silvados, em Odivelas, foram os aglomerados urbanos mais atingidos. As casas eram de madeira e centenas de moradores foram engolidos pelas águas.
Lisboa, por seu turno, ficou irreconhecível. A Avenida de Ceuta, em Alcântara, esteve submersa e o mar de lama desceu até à Avenida da Índia. A água entrou em todas as bifurcações, subiu e desceu escadarias, derrubou as portas de tabernas, lojas e rés-do-chão, arrastando mesas, cadeiras, bilhas de gás, contentores e bidões da estação ferroviária. Perto das 23.00 a chuva caiu ainda com mais força e as enxurradas atingiram um carro que circulava na Rua de Alcântara, encurralando os três ocupantes. O repórter do DN que na altura acompanhou as inundações, em Alcântara, conta que um soldado mergulhou nas águas e conseguiu retirar os três passageiros, minutos antes de o carro ser arrastado. Interrupções no trânsito sucederam-se desde a Avenida 24 de Julho ao Campo Pequeno, da zona do aeroporto da Portela à Avenida Almirante Reis, da Baixa a Santa Apolónia. Na Praça de Espanha e na Avenida da Liberdade, só se passava de barco e, na estação de caminhos-de-ferro, centenas de pessoas ficaram retidas nas carruagens porque a água submergiu as linhas.
O regime salazarista tentou minimizar os impactos das chuvas, mas as suas repercussões atravessaram fronteiras e desencadearam um movimento de solidariedade internacional. Chegaram donativos dos governos britânico e italiano, do Principado do Mónaco e até o chefe do Estado francês, o general De Gaulle, contribuiu com uma "dádiva pessoal" de 30 mil francos (900 euros, no câmbio da época). O apoio em meios sanitários veio de França, Suíça e sobretudo de Espanha, que ofereceu mil doses de vacina contra a febre tifóide.
http://dn.sapo.pt/2007/11/25/tema/nunca_choveu_tanto_como_67.html
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
16 de Novembro, Dia Internacional da Tolerância
A pensar já na sexta-feira, não tanto por se aproximar o maravilhoso descanso de fim-de-semana, mas sobretudo porque amanhã é o DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA, deixo-vos este videoclip da excelente Lara Fabian.
E sugiro-vos uma reflexão sobre as diferenças que aqui são abordadas...
Por fim, deixo-vos um link de um blogue que informa e comove - vejam porquê em Into The Water
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Pequena interrupção
Estava ansiosa por ver o 7º D hoje, a apresentar os trabalhos que tenho vindo a acompanhar nas últimas semanas, mas infelizmente ontem à tarde o meu terceiro filho, Alexandre, adoeceu e tenho que estar com ele pelo menos até hoje ao fim do dia. Com muita pena, peço-vos que continuem a preparar-se para a auto e hetero-avaliação de Área de Projecto, que fica desde já agendada para daqui a uma semana, no mesmo local. Um abraço a todos.
PS: Para compensar a falta da aula de Geografia, resolvam a ficha de trabalho que entreguei à Liliane. Podem consultar o manual, da página 74 à 83). Vou recolhê-la na próxima aula, portanto não se esqueçam de trazê-la.
PS: Para compensar a falta da aula de Geografia, resolvam a ficha de trabalho que entreguei à Liliane. Podem consultar o manual, da página 74 à 83). Vou recolhê-la na próxima aula, portanto não se esqueçam de trazê-la.
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Paisagens do Mundo
É a proposta de trabalho que te faço: para cada País, pesquisa uma imagem. Será interessante ver, de A a Z, todos os países do Mundo aqui representados por uma. E até comparar as tuas escolhas com as dos teus colegas.

"Caminhando..." (Monsaraz, Portugal)
Esta pode representar o nosso País. É da autoria do fotógrafo Paulo Santos e venceu o 2º prémio do Concurso "Grandes Fotógrafos", promovido pela Olhares.com e o Expresso - http://olhares.aeiou.pt/concurso/grandes-fotografos/index.php.

"Caminhando..." (Monsaraz, Portugal)
Esta pode representar o nosso País. É da autoria do fotógrafo Paulo Santos e venceu o 2º prémio do Concurso "Grandes Fotógrafos", promovido pela Olhares.com e o Expresso - http://olhares.aeiou.pt/concurso/grandes-fotografos/index.php.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)